Alternativas ao Youtube

Bom, já aqui falei no Rumble, um dos mais novos Sites concorrentes ao Youtube, mas existem alguns outros, uns mais conhecidos do que outros. Ora veja;


1. Vimeo

O Vimeo é um nome estabelecido por si só, e isso não é surpreendente: na verdade, é anterior ao YouTube, tendo sido fundado em 2004.

Inicialmente, o Vimeo era muito semelhante ao YouTube – um lugar para indivíduos enviarem conteúdo de vídeo, para consumo de um público global.

Mas, presumivelmente em resposta à ascensão imparável do YouTube como concorrente direto, o Vimeo foi forçado a modificar-se um pouco e agora tem uma oferta muito mais focada nos negócios.

Isso se reflete no fato de que a página inicial do Vimeo leva você não a um catálogo de vídeos, mas a uma página de destino bastante formal que oferece aos espectadores a chance de verificar os preços ou ingressar no site gratuitamente.

…mas o Vimeo como ferramenta de descoberta orgânica não é mais o que era. Não é o tipo de site que as pessoas vão navegar para encontrar vídeos que possam interessar-lhes, como o YouTube.

Isso significa que, essencialmente, o Vimeo se tornou mais uma plataforma de hospedagem – com recursos de negócios inteligentes, como players de vídeo personalizáveis, além de recursos de streaming com gráficos, perguntas e respostas e pesquisas.

Mas é justo dizer que, quando comparado a sites de 'hospedagem' puros, o histórico do Vimeo como um portal de vídeo pesquisável o torna uma ferramenta útil para empresas criativas compartilharem o seu portfólio.

Experimente se você for um freelancer/equipe criativa/pequena empresa procurando por funcionalidades de vídeo avançadas para mostrar seu trabalho ou procurando alcançar diretamente seus clientes com exemplos de projetos anteriores.


2. IGTV

Um relativamente recém-chegado ao cenário do marketing de vídeo, o IGTV (Instagram TV) foi lançado em junho de 2018.

Ele foi projetado para atender a uma necessidade muito particular: até então, os vídeos do Instagram eram limitados a 60 segundos de duração.

A IGTV permitiu que indivíduos e empresas criassem e compartilhassem conteúdo de vídeo de formato longo (até 60 minutos) no Instagram.

Embora o IGTV tenha sido inicialmente altamente visível no aplicativo Instagram – com um botão na tela inicial – isso foi reduzido um pouco.

No entanto, se você enviar um vídeo com mais de 60 segundos, ele aparecerá na linha do tempo de seus seguidores e será reproduzido nos primeiros 60 segundos - após os quais o espectador terá a opção de 'Assistir no IGTV', que os levará ao player IGTV .

O IGTV emula o YouTube com seu mecanismo de descoberta de conteúdo. Os espectadores podem clicar e rolar para encontrar conteúdo que o Instagram acha que seria bom para eles, vídeos de tendências ou conteúdo de marcas que eles já seguem. Isso significa que não é apenas um caso de upload de vídeo para seu público existente: há um efeito de rede que pode ampliar seu alcance e aumentar seus seguidores.

Embora os vídeos inicialmente tivessem que ser enviados em formato retrato/vertical, agora isso foi aberto e você pode fazer upload de conteúdo de vídeo tradicional em paisagem/horizontal.

Isso é ótimo para as empresas porque significa que, em vez de criar conteúdo sob medida para o IGTV, você pode simplesmente usá-lo como um canal para promover o conteúdo que já está usando no YouTube ou em outro lugar.

Não podemos deixar o Instagram para trás sem tocar em Reels também. Esse recurso – lançado em 2020 – foi ostensivamente a tentativa do Instagram de competir com o TikTok, permitindo que os criadores enviassem vídeos curtos de 15 ou 30 segundos. (Desde então, isso foi aumentado para um limite de 60 segundos.) Portanto, se o vídeo de formato curto ainda é sua opção - confira os Reels.

Experimente se... você deseja alcançar um público mais amplo com seu conteúdo de vídeo de formato mais longo.


3. Facebook/Facebook Watch

Não há realmente necessidade de apresentações ou antecedentes quando se trata do Facebook. É claramente um fenômeno  com uma audiência mundial impressionante.

Por vários anos, foi relatado que o Facebook está procurando desafiar diretamente a participação e o domínio do mercado de vídeos do YouTube. Por exemplo, eles estão procurando diretamente recrutar criadores de conteúdo do YouTube para sua própria plataforma.

Mas o que isso significa para você? Bem, embora você possa compartilhar uploads do YouTube para o Facebook – e reproduzi-los na janela – como seria de esperar, o Facebook prefere priorizar o conteúdo de vídeo “nativo” ao conteúdo compartilhado de outras plataformas.

Com o alcance orgânico já sendo um obstáculo considerável para alcançar o ROI no Facebook, você precisa aproveitar qualquer vantagem que puder obter. Portanto, enviar seus vídeos para o Facebook também pode não garantir o sucesso – não custa nada e não pode prejudicar.

Além de alcançar seus próprios seguidores, o Facebook Watch oferece um caminho para um novo público em potencial.

Esta é a versão do YouTube do Facebook – uma biblioteca de vídeos com curadoria de conteúdo que o algoritmo onipotente do Facebook considera adequado ao seu próprio gosto.

Há uma função de pesquisa no canto superior esquerdo da tela e os usuários também podem reunir sua própria 'Lista de observação' que os notifica quando novos vídeos são enviados.

Experimente se você quiser estender o alcance orgânico dos vídeos postados em sua linha do tempo ou alcançar um novo público por meio do Facebook Watch.


4. TikTok

Lançado em setembro de 2016, o TikTok rapidamente se tornou uma sensação viral.

Ele foi baixado mais de 2 bilhões de vezes, em 200 países, e os usuários do Android gastam uma média de 13,3 horas no aplicativo todos os meses. (Fonte)

Para ser franco, o júri ainda está no TikTok como um veículo de conteúdo para marcas – com adoção entre as empresas ainda relativamente baixa em comparação com outros canais.

E embora ainda seja um pouco de 'Oeste Selvagem' para as marcas, há histórias de sucesso, como a Ocean Spray - uma empresa de bebidas de 90 anos que viu 15 bilhões de impressões de mídia e aumentos no alcance, vendas e outras métricas na parte de trás de um vídeo do TikTok que eles nem criaram.

Porém, uma nota de cautela: é importante entender o público do TikTok e o que eles estão procurando. Quando perguntados na pesquisa GlobalWebIndex de 2020 como eles usam principalmente o TikTok, a maioria dos entrevistados respondeu: “para encontrar conteúdo engraçado/entretenimento”.

Esta não é uma plataforma para compartilhar seu padrão de vendas ou se aprofundar nos recursos do produto, mas se você tem uma história para contar ou pode trazer um pouco de humor à sua marca, há muito para sugerir que o TikTok tem potencial para negócios. (Sem mencionar as oportunidades de publicidade usuais que existem além do conteúdo orgânico.)

Experimente se você tiver talento para criar conteúdo engraçado, divertido ou emotivo e alinhá-lo com a oferta da sua marca ou estiver procurando uma plataforma de anúncios inexplorada para alcançar um novo público.


5.Dailymotion

Dailymotion é uma plataforma francesa de compartilhamento de vídeos que, assim como o YouTube, foi lançada em 2005.

Aqueles familiarizados com o YouTube (que é, er, todo mundo) acharão essa experiência muito mais semelhante do que outras que abordamos em nossa lista até agora.

Claramente, o Dailymotion foi deixado para trás e ofuscado pelo sucesso de seu concorrente do Google – mas continua sendo um bom site para potencial descoberta de vídeos com categorias de página inicial como destaque, notícias, esporte, entretenimento e música.

O slogan da marca – ‘A casa dos vídeos que importam’ – sugere seu posicionamento um pouco mais sutil como uma plataforma de hospedagem para assuntos atuais e conteúdo de vídeo atual.

Os editores podem monetizar conteúdo, assim como no YouTube, embora – com um público menor – como seria de esperar, você encontrará menos criadores e, em geral, menos conteúdo. (Sem mencionar que a diferença entre o dinheiro que você pode ganhar com o YouTube e o Dailymotion é como comparar noite e dia!)

Há limites para o que a maioria dos usuários pode enviar para o Dailymotion, incluindo uma duração máxima de 60 minutos e um limite de 10 uploads por dia (para um máximo de 2 horas de conteúdo). Isso não será um grande problema para a maioria dos usuários, mas vale a pena apontar.

Um último, mas importante ponto a ser mencionado é que, seja isso uma coisa boa ou não, o Dailymotion tem uma reputação entre muitos por sua abordagem branda à pirataria – o que levou o site a ser banido em alguns países, e alguns de alto perfil processos que prejudicaram a imagem da marca.

Experimente se você estiver enviando conteúdo de tópicos/notícias, quiser potencialmente ampliar o alcance do seu vídeo ou quiser incorporar seus vídeos em seu site com uma janela de player diferente da onipresente do YouTube.


6.Twich

O Twitch é um serviço de transmissão ao vivo lançado em 2011 e posteriormente adquirido pela Amazon.

É normalmente visto ao longo dos anos como uma plataforma para streaming de jogadores, mas cada vez mais, está se diversificando em um canal para comediantes, artistas, artistas de variedades e muito mais. (Isso foi acelerado durante o bloqueio de 2020, com muitos comediantes e artistas incapazes de se divertir em locais ao vivo e buscando fontes alternativas de receita.)

Na verdade, a principal categoria de transmissão do Twitch é ‘Apenas conversando’ – em 2020, mais de 1,9 bilhão de horas de tempo de exibição global em todo o mundo foram gastas nessas transmissões ostensivamente não relacionadas a jogos.

Não vamos nos debruçar sobre as opções de monetização do Twitch, porque, a menos que você esteja interessado em transmitir a si mesmo, o principal interesse das marcas aqui é em publicidade e conteúdo patrocinado.

Experimente se você estiver procurando por um novo (e cada vez mais popular) canal para anunciar.

7. Wistia

Wistia é um serviço de hospedagem de vídeo especificamente para negócios.

Ele vem com vários recursos interessantes adaptados para ajudar as empresas a obter o máximo do vídeo, incluindo uma janela de player elegante, profissional e minimalista que você pode incorporar em seu site, da seguinte forma…

Wistia também vem com uma série de outras funcionalidades, incluindo a ferramenta catraca – que pode transformar seus vídeos em iscas digitais fechadas e Wistia Soapbox, uma webcam e gravador de tela independente e gratuito para a extensão do Chrome que permite gravar e misturar imagens gravadas com cabeça/tela em segundos, sem equipamento e edição mínima.

Esta é uma ferramenta fantástica para treinamento, apresentações, vídeos de vendas e muito mais.

Experimente se você é uma empresa e deseja aproveitar (em nossa opinião) a janela de player mais bonita e várias funcionalidades específicas de negócios para maximizar o ROI do seu vídeo.

8. Behance

Destinado diretamente a criativos, o Behance é de propriedade da Adobe, que o chama de "a maior rede criativa do mundo para mostrar e descobrir trabalhos criativos". , branding, ilustração, animação e muito mais.

Fundado em 2005 (um tema recorrente) o Behance cresceu rapidamente antes de ser adquirido pela Adobe no final de 2012.

Os visitantes do Behance são convidados a “pesquisar o mundo criativo no trabalho” e podem “apreciar” (curtir) qualquer projeto, além de enviar mensagens para a pessoa que o fez.

No geral, o site é muito “C2C” – criativos para criativos – o que significa que é um site obrigatório para profissionais de vídeo, pois pode levar a oportunidades de carreira, networking, publicidade e muito mais.

Para empresas que desejam alcançar um público-alvo e obter vendas? Não muito.

Experimente se... você for uma equipe criativa ou criativa procurando divulgar seu trabalho, coletar feedback e construir sua reputação.

9. Brightcove

Brightcove é outro site anterior ao YouTube, que existe desde 2004, e é outra empresa que se voltou para um público empresarial.

Seu slogan, “Vídeo que significa negócios” fala muito – assim como uma lista de clientes estelar que inclui a BBC, Adobe, MasterClass, Ford e Burberry.

Eles também afirmam ter “o conjunto de ferramentas de vídeo mais completo disponível”, o que é uma afirmação ousada – mas que resiste ao escrutínio, com seu produto incluindo tudo, desde armazenamento, gerenciamento de vídeo, transmissão ao vivo, interatividade e muito mais.

Eles investem mais de US$ 40 milhões por ano em P&D, com uma obsessão por tempo de atividade, confiabilidade e segurança.

E talvez seu recurso mais impressionante seja um player de vídeo HTML5 – que eles afirmam ser 70% mais rápido do que qualquer outro player existente e pode ser usado em todos os tipos de tela disponíveis.

Experimente se você estiver procurando por um provedor de hospedagem específico para negócios com muitos sinos e assobios legais.


10. Tear

O Loom oferece algo um pouco diferente dos outros da lista: mensagens de vídeo rápidas e perfeitas para o trabalho que permitem gravar sua webcam e tela e enviar mensagens rápidas e poderosas para pessoas dentro (e fora) de sua equipe.

Fundada em 2015, eles experimentaram um rápido crescimento em meio à pandemia que criou muitos locais de trabalho remotos ou híbridos da noite para o dia. Esse crescimento os colocou no número 6 nas empresas de SaaS de crescimento mais rápido da Latka em 2020.

Gravar mensagens de vídeo dessa maneira nem sempre é seu primeiro instinto quando se trata de explicar algo ou entrar em contato com um colega. Mas geralmente é muito mais rápido do que digitar um e-mail ou marcar uma reunião. Você pode simplesmente gravar, enviar – e o destinatário pode assistir e aprender à vontade!

Experimente se... você quiser lançar mensagens de vídeo rápidas e perfeitas em sua equipe.

Boa sorte!

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